Quem não pode ser constelado

Qualquer assunto pode ser constelado e a constelação é para todos. Porém, isso não significa que todos podem ser constelados.

Veja abaixo 10 casos em que uma pessoa não pode ser constelada:

1. Quem quer a constelação de graça. Quando queremos um benefício, precisamos fazer a nossa parte para recebê-lo. Às vezes isso é em nível financeiro, para valorizarmos o que recebemos. Além disso, o dinheiro é uma troca justa isso em nossa sociedade e para receber precisamos também oferecer algo. Muitas vezes em seminários e workshops, facilitadores oferecem oportunidades de constelação sem custo adicional, mas quando alguém sente que precisa constelar deve buscar um constelador de confiança e agendar um atendimento individual.

2. Quem quer pagar, mas acha caro ou diz que não tem condições. Em primeiro lugar é necessário responder: o que custa mais caro, constelar ou viver uma vida cheia de problemas? E quando não temos o dinheiro que necessitamos isso é sinal de que há algo maior para ser visto e resolvido. É nossa responsabilidade resover isso em vez de viver com uma atitude de “não posso”, pois viver assim nunca fez bem a ninguém e nunca fará.

3. Quem quer constelar por outras pessoas. Não podemos invadir a vida de outras pessoas, fazer algo no lugar delas e muito menos julgar que sabemos o que é melhor para elas. Cada um decide o que fazer e é necessário respeitar isso.

4. Quem quer constelar para que outras pessoas façam algo. A constelação não serve para manipular pessoas. Quem quer constelar para que outras pessoas façam algo, coloca-se num nível de evolução baixíssimo e precisa cuidar de si.

5. Quem não quer assumir a responsabilidade de fazer a sua parte após a constelação. A constelação não faz nada por alguém: ela apenas mostra por que algo não está dando certo na nossa vida e mostra a postura de solução. Porém é necessário que a pessoa constelada mantenha a postura de solução, caso contrário nada vai mudar.

6. Quem quer “ler mais” sobre o assunto antes de constelar. Na verdade, ninguém precisa saber mais sobre constelação para ser constelado da mesma forma que não precisa entender mais sobre odontologia para que o dentista arrume seus dentes. Quem diz que precisa estudar constelações antes de ser constelado não quer mudar e prefere continuar sofrendo. Quem escolhe isso não pode ser constelado.

7. Quem se coloca em pepel de vítima. Constelar requer responsabilidade e vontade de finalmente ver a verdade. Quem não quer ver a verdade e só acusa os outros não consegue seguir em frente e assim a constelação também não se desenvolve. Além disso, quem fica nesse papel de vítima fica estagnado pois não há vítimas prósperas e bem-sucedidas

8. Quem quer fazer a constelação por curiosidade. Segredos são revelados em uma constelação apenas se forem necessários para trazer uma compreensão ao cliente para solucionar a sua questão. Quando a constelação é feita por mera curiosidade para descobrir se algo aconteceu, as informações do campo se fecham instantaneamente. A constelação verdadeira é baseada em um profundo respeito, portanto não se presta a curiosos.
  
9. Quem quer responder a um questionário do “constelador”. A constelação funciona porque revela dinâmicas ocultas, segredos de família e lealdades invisíveis. Nada disso é conhecido conscientemente pelo cliente. Quem pede informações prévias ao cliente não sabe ou não tem capacidade de perceber esse campo, então usa tais informações para fazer um teatro ou psicodrama. Isso não é constelação conforme Familienstellen pois não trata as causas da questão a ser trabalhada. Nas palavras de Bert Hellinger: “um constelador se recusa a ter qualquer conversa com o cliente antes da constelação.”

10. Quem quer constelar um assunto urgente. A constelação não trata assuntos urgentes pois algo que nos incomoda hoje não aconteceu de repente: qualquer situação tem causas que já começaram há algum tempo. A constelação trata assuntos importantes. E se um constelador atende alguém assim, estará apenas cedendo aos caprichos de um cliente, não está querendo resolver algo: está querendo apenas conversar, desabafar e ter a atenção de um terapeuta. Para isso existem ótimas terapias que ajudam pessoas assim – mas não a constelação.

Texto de Marcos Alexandre. Reprodução permitida com crédito para o Boletim CONSTELAR de Marilise Einsfeldt.

Assista à live sobre o tema