O que está por trás de dificuldades nos relacionamentos amorosos

Em uma palestra em Würzburg, na Alemanha, em 2001, Jakob Schneider disse que o sucesso no relacionamento amoroso é o nosso anseio mais profundo, e o fracasso desse amor faz parte de nossos medos e sofrimentos mais profundos.

Nesse evento ele também revelou como a constelação mostra as verdadeiras causas de dificuldades nos relacionamentos.

Uma das principais é um vínculo anterior não honrado. Quando um relacionamento é desfeito com mágoas ou culpas, ele interfere nas próximas relações. Os filhos dos novos relacionamentos podem representar ex-parceiros dos pais que não foram devidamente respeitados, assim como o ciúme do novo parceiro é uma lealdade ao vínculo anterior. Por exemplo, se uma mulher abandona o marido para viver com o amante, o ciúme deste destrói a nova ligação pois, pelo que custou ao parceiro anterior, torna-se igual a ele no medo de perder a mulher para outro homem.

Outro fator importante é a morte de filhos e abortos, que podem causar um distanciamento entre o casal.

Também é preciso equilíbrio no casal entre o que cada um dá e recebe. Sem isso, quem não consegue sustentar a troca sente-se atraído por outra pessoa e acaba causando uma separação.

Da mesma forma, ofensas exigem compensação. Se o parceiro ofendido quiser permanecer inocente não haverá possibilidade de igualdade, e isso pode atingir futuras gerações. É o que Bert Hellinger chamou de dupla transferência. Por exemplo: uma mulher “bondosa” tolera os casos públicos de seu marido, que muito a magoam. A filha assume a vingança em nome da mãe – mas como também ama o pai, vinga-se no próprio marido, tendo abertamente um amante. A primeira transferência significa que ela age em lugar da mãe e segunda é que ela dirige a compensação não ao pai, mas ao marido.

Muitos conflitos também resultam do desejo de que o parceiro supra o que o outro sente que não recebeu dos pais. Com isso o parceiro tende a se afastar pois, segundo Bert Hellinger, tal exigência é inadmissível e intolerável.

A constelação familiar abre uma nova perspectiva para que se possa interromper os padrões que impedem ou destroem os relacionamentos. E se a separação for inevitável, esta pode ser feita com amor e dignidade.

(Adaptação de uma palestra de Jakob Schneider. Reprodução permitida com crédito para o Boletim CONSTELAR de Marilise Einsfeldt.)

Assista aqui à live com Marilise Einsfeldt e Marcos Alexandre falando sobre este tema