Segredos revelados: Tudo sobre as frases de solução nas constelações familiares

As frases de solução nas constelações geram alguns questionamentos frequentes:
– Como descobrir quais frases utilizar?
– Por que falar estas palavras?
– Quais os verdadeiros efeitos delas?

Para responder a isso tudo, primeiro temos que entender a razão da existência das frases de solução. Para que elas servem? Para que venha à tona o sentimento ligado à cada situação constelada e para que algum movimento surja de seu pronunciamento. Ou seja, as frases servem para que as pessoas envolvidas percebam conscientemente as dinâmicas ocultas em que estavam emaranhadas e possam a partir disso fazer novas escolhas que levem a uma resolução da questão.

Agora que está claro por que falar as frases e quais os seus efeitos, podemos saber quais frases utilizar. E neste caso o segredo é lembrar das Ordens da Ajuda, principalmente as ordens sem medo, sem julgamento e sem intenção. Isso significa que não se pode usar frases decoradas ou genéricas. Elas não podem ser forçadas pois fazem parte de um campo único que se revela em cada caso. No livro As constelações familiares em sua vida diária, a autora Joy Manné chama as frases de solução de declarações de verdade, pois elas somente atuarão no campo e resolverão os emaranhados se seu significado for real. Caso contrário serão apenas palavras inoportunas e ineficazes.

E como evitar estas palavras inoportunas e ineficazes?

Simplesmente observando o campo para que se possa usar frases verdadeiras e pertinentes em cada caso. Afinal, as frases devem evidenciar o que está oculto: as lealdades invisíveis, os segredos de família, as exclusões e/ou as identificações inconscientes. Sendo assim. as frases de solução continuam a surgir em uma constelação enquanto o campo vai sendo revelado para que elas possam reparar o sistema. 

Por isso quando as frases certas são pronunciadas, nada mais é necessário: elas restauram as Ordens da Vida que não estavam sendo cumpridas e os efeitos da harmonização com o pertencimento, a hierarquia e o equilíbrio são vistos na própria constelação e em seu resultado futuro.

Além disso tudo é importante lembrar que ao logo do tempo Bert e Sophie Hellinger passaram a utilizar cada vez menos frases nas constelações – apenas o mínimo necessário para que o campo revele a situação a cada pessoa envolvida.

Em uma entrevista a Gerhard Walper em 2004, Bert Hellinger declarou: “Me concentro na pessoa e no seu sistema e espero até que chegue a frase que muda tudo. Não se pode inventar ou procurar esta frase. Quando permanecemos abertos, ela aparece. Surpreendentemente. Quando trabalhamos assim, com a alma, chegamos ao mais profundo – onde existem alguns dragões. A princípio pensamos que são feios e maus. Mas cuidam de um tesouro especial. Quando os enfrentamos e nos reconciliamos com eles, nos guiam a algo especial”.    

(Texto de Marcos Alexandre. Reprodução permitida com crédito para o autor e para o Boletim CONSTELAR.)