O que é essencial na constelação familiar

A constelação familiar não é algo que pode ser feito de qualquer maneira.

Trata-se de um processo íntimo, profundo e muito sério.

Para que ela possa ajudar e produzir efeitos para quem a procura, alguns fatores são essenciais.

É essencial que a alma e o campo mórfico de quem é constelado sejam respeitados – e esse respeito deve partir tanto do constelador como do próprio cliente.

Portanto, o constelador não deve permitir e nem o cliente deve pedir que amigos e familiares assistam à sua constelação, pois se estes estão presentes o campo fica limitado e o tema não se desenvolve.

Também é essencial que a constelação possa revelar a verdade sobre a situação a ser constelada, mostrando o que a pessoa realmente precisa ver, entender e processar sobre uma questão.

Como ninguém sabe quais as dinâmicas ocultas, lealdades invisíveis e segredos envolvidos nisso, o constelador não consegue dizer com antecedência o que será feito na constelação e nem o cliente pode dizer como ele deseja que a constelação transcorra. Quando tudo é combinado com antecedência, trata-se de um teatro e não de uma constelação.

Além disso, para que a constelação mostre a verdade é essencial que o constelador atue de acordo com as Ordens da Ajuda. Portanto, não se faz uma entrevista ou aplicação de um questionário antes da constelação, nem se usam apostilas ou cartões com frases prontas durante o processo. Quando algo assim é feito, o trabalho torna-se uma manipulação forçada e não uma constelação. Somente através das Ordens da Ajuda a verdade pode ser revelada.

Por fim, se a constelação é feita com respeito e revela a verdade, também é essencial que a pessoa constelada realmente deseje uma mudança e esteja disposta a usar a clareza recebida na constelação para assumir e manter a postura de solução na sua vida. Se ela se recusar a fazer isso ou se passar a conversar com outras pessoas sobre sua constelação, então ela volta à postura inicial que levou ao problema e nada se modifica.

Em resumo: a constelação requer responsabilidade tanto por parte do constelador – que deve se comprometer a atuar com a verdade e dentro das Ordens da Ajuda, como por parte de quem é constelado – que deve se comprometer com a postura de solução.

Isso é essencial para que uma constelação seja realizada de forma eficaz e tenha resultados.

Texto de Marcos Alexandre. Reprodução permitida com crédito para o Boletim CONSTELAR de Marilise Einsfeldt.
Assista à live sobre este tema