Todo relacionamento sexual consensual entre adultos gera vínculos indissolúveis.
Isso significa que quando entramos em um relacionamento, trazemos conosco todos os relacionamentos passados. E só podemos ter um novo relacionamento bem sucedido se trouxermos esses vínculos de forma leve. Caso contrário, eles serão um peso que vai afetar a nova relação.
Por exemplo: quando uma pessoa se separa de alguém muito magoada, ela pode começar a esperar que o novo parceiro cure essa mágoa – e como isso é impossível, ela passa a ficar ressentida com o parceiro que não cumpre o que ela esperava.
É claro que isso vai gerar brigas e crises inexplicáveis, pois nenhum dos dois tem noção do que está acontecendo realmente.
Esse é o grande diferencial da constelação e é por isso que Sophie Hellinger a chama de “a ciência dos relacionamentos”: pois ela é capaz e esclarecer que realmente está por trás das dificuldades e assim é possível uma solução.
É por isso também que o relacionamento de casal muda quando apenas uma das pessoas é constelada: porque ela consegue perceber o seu lugar e o que ela está fazendo com o relacionamento. Quando ela muda, o relacionamento muda.
Todos os vínculos anteriores devem ser reconhecidos e honrados, pois fazem parte da nossa história e foram escolhidos por nós. Uma pessoa adulta assume essa responsabilidade e só pessoas adultas podem se relacionar de forma saudável.
Além dessa questão dos relacionamentos anteriores, ser adulto também significa tomar os seus pais e parar de esperar algo deles. Uma pessoa que entra em um relacionamento esperando colocar em ordem questões com os seus pais, condena este relacionamento ao fracasso.
Bert Hellinger dizia que ao transferir para relação de casal uma ordem própria da infância, comete-se uma injustiça com o parceiro, pois tal exigência é inadmissível e intolerável.
Uma relação de casal exige uma entrega por inteiro. Somente assim é possível respeitar as Ordens de Pertencimento, Hierarquia e Equilíbio na convivência diária.
E apenas um adulto livre e responsável consegue fazer isso.
A constelação verdadeira realizada de acordo com as Ordens da Ajuda permite que esse nível de maturidade seja alcançado e que assim os relacionamentos possam ter harmonia.
E quando a separação é inevitável, a constelação também mostra como fazer este término de forma saudável para que o próximo relacionamento tenha chances de sucesso.
Se você quiser saber mais sobre a constelação e as imagens internas, entre em contato conosco: com Marilise Einsfeldt AQUI e com Marcos Alexandre AQUI
Texto de Marcos Alexandre. Reprodução permitida com crédito para o Boletim CONSTELAR de Marilise Einsfeldt