A constelação familiar individual trabalha o campo morfogenético da mesma forma que a constelação em grupo.
A constelação em grupo é realizada em data e horário programados pelo constelador e só pode ser feita presencialmente. A constelação individual é realizada em data e horário agendados pelo cliente e pode ser presencial ou à distância.
A constelação individual utiliza vários tipos de recursos. Os mais comuns são os bonecos de madeira ou plástico – mas cristais também podem ser usados como material único ou em conjunto com os bonecos.
Na verdade a constelação não depende dos objetos. Ela só depende da postura do constelador e da sua sintonia com o campo e com as Ordens da Vida de Bert Hellinger.
Somente desta forma os bonecos e os cristais permitem a visão do que está contido no campo morfogenético da pessoa que está sendo constelada.
Uma grande vantagem da constelação individual é que ela pode ser feita à distância. O terapeuta e constelador Marcos Alexandre é especialista em constelações com bonecos presenciais e à distância. “Com o uso de qualquer aplicativo de vídeo, mesmo estando em qualquer parte do mundo e distante do constelador, o cliente pode ver e sentir da mesma forma que uma constelação presencial e os resultados são iguais”, diz o constelador.
No prefácio do livro Quando fecho os olhos vejo você, de Ursula Franke, Bert Hellinger fala sobre como as constelações individuais “trazem ordem para o que antes estava confuso para aqueles que se encontram em situações difíceis e algumas vezes sem saída, oferecendo este trabalho em um contexto de sessões individuais.”